PORSCHE CUP – NA ABERTURA DA TEMPORADA DE #2019, GRID FANTÁSTICO E ARQUIBANCADAS LOTADAS
10 mil espectadores, sábado com tempo “lusco fusco” em Interlagos, vitórias de Marçal Müller na primeira corrida e outras inéditas: a primeira de Vitor Baptista na classe 4.0, a primeira de Enzo Elias (3.8) e a primeira de Felipe Baptista. Antes das provas Dener Pires fez um papo rápido (abaixo) de como será a edição de 2019 da categoria, com grid cheio, emoção e arquibancadas cheias!
httpss://youtu.be/gkmYOb8izL8
Felipe Baptista, com 15 anos, 11 meses e oito dias de idade, é agora o piloto mais jovem a ganhar uma corrida na história da Porsche Império Cup – e o mais jovem vencedor em categorias de GT na história do automobilismo brasileiro.
O resultado da segunda corrida foi ainda uma “dobradinha em dobro”. Além de arrebatar os dois troféus de primeiro lugar, os irmãos Baptista colocaram a Shell Racing no alto dos dois pódios. Com o resultado, Vitor é o líder na Carrera Cup 4.0, mas na Carrera Cup 3.8 o primeiro no campeonato é Enzo Elias, vencedor da primeira corrida depois de largar na pole. Elias foi o maior pontuador da etapa.
Nas classes GT3 as disputas foram igualmente intensas até as bandeiradas. Na 4.0, Rodrigo Mello garantiu a primeira vitória do ano na volta final, em manobra decisiva sobre Maurizio Billi. Na prova da tarde, foi a vez de Tom Filho acertar a relargada na volta final para subir no alto do pódio. De quebra, ele garantiu a liderança na divisão, com cinco pontos de vantagem sobre Mello.
Já a GT3 3.8 viu seus protagonistas entre os postulantes ao pódio no geral, mostrando forte performance já nas provas de estreia. Urubatan Junior levantou a primeira com o quarto lugar no geral, e Nelson Monteiro, com terceiro no geral, venceu a prova da tarde. Ele lidera o campeonato.
As corridas
Prova 1
Conversamos com Marçal Müller antes da corrida 1 (abaixo) e fez valer a pole e saltou na frente. Partindo de terceiro, Werner Neugebauer se posicionou bem por dentro na primeira perna do S do Senna e levou vantagem sobre Vitor Baptista. Este perdeu a posição também para Miguel Paludo na entrada da reta oposta.
httpss://youtu.be/1HrwUG_fqdk
httpss://youtu.be/cWGxarbBgLY
httpss://youtu.be/lOPHKewYh4E
httpss://youtu.be/NHMqGtwHpQE
httpss://youtu.be/uccBKAAtbqY
Na classe 3.8 Enzo Elias segurou bem a liderança, seguido por Murilo Coletta. O destaque da largada foi Matheus Coletta, que passou Matheus Iorio. Mas logo na segunda volta Murilo passou Enzo, no que se desenhava como uma das principais disputas da corrida, com Iorio e Matheus também embutidos nos ponteiros da divisão.
httpss://youtu.be/1ynn7r4OvzQ
A 23 minutos da bandeirada, Felipe Baptista e Matheus Coletta vinham emparelhados. O competidor do carro #121 tentou por fora no fim da reta oposta para avançar ao quarto lugar, mas os carros tiveram contato. Ambos conseguiram voltar para a circuito. Na quinta passagem o top 5 da prova seguia inalterado, com Marçal, Werner, Paludo, Vitor e Ricardo Baptista. Em sexto, Maurizio Billi liderava na classe GT3. Pela 3.8 os cinco primeiros eram Murilo, Enzo, Iorio, Chico Horta (liderando na GT3) e Urubatan Junior.
Na sétima volta Enzo chegou para o ataque sobre Murilo. E na tentativa trouxe junto Matheus Iorio – os três chegaram a ficar emparelhados no miolo. Mas a ordem entre eles permaneceu a mesma.
httpss://youtu.be/dF_PgqjvnjY
Na 12ª volta Matheus Iorio se aproveitou do fato de Enzo Elias ter ficado encaixotado atrás do líder da 3.8, Murilo Coletta. Iorio emparelhou por fora e fez belíssima manobra para avançar ao segundo lugar.
Nos dez minutos finais, o fator retardatários começou a entrar em jogo para os líderes das duas categorias. Muito pressionado por Vitor Baptista pelo terceiro lugar, Paludo era hábil para jogar com o tráfego.
Já na 3.8, depois de perder contato com Murilo e Iorio, Enzo Elias se recuperou e colou na dupla novamente. A três minutos da abertura da última volta, a diferença entre eles era inferior a meio segundo. Naquele momento, Chico Horta escapou da pista, perdendo a liderança na classe GT3 Cup. Melhor para Urubatan Junior, que em quarto na categoria assumiu a dianteira na classe. Já na GT3 Cup 4.0, Maurizio Billi mostrou sangue frio para se defender de Rodrigo Mello no minuto final.
httpss://youtu.be/ZZ8p3O41Kd8
Já Matheus Iorio tentou por fora no Pinheirinho. Murilo Coletta defendeu, Matheus espalhou. Mas quem levou a melhor foi Enzo Elias, oportunista, para recuperar a liderança na penúltima volta.
httpss://youtu.be/w6k2dbtvlDU
httpss://youtu.be/A5U_PduXH84
httpss://youtu.be/mY6yBVt99Ag
Nas classes GT3 as disputas foram muito acirradas, com seus protagonistas inclusive figurando consistentemente entre os cinco primeiros, tanto na 4.0 quanto na 3.8.
Resultado Geral, corrida 1:
POS | Nº | PILOTO | TEMPO |
---|---|---|---|
1 | 544 | Marçal Müller | 00:32:37.671 |
2 | 8 | Werner Neugebauer | 00:32:38.345 |
3 | 120 | Vitor Baptista | 00:32:41.555 |
4 | 7 | Miguel Paludo | 00:32:44.412 |
5 | 27 | Ricardo Baptista | 00:32:55.021 |
6 | 21 | Eloi Khouri | 00:32:55.303 |
7 | 53 | Rodrigo Mello | 00:33:05.974 |
8 | 34 | Maurizio Billi | 00:33:06.312 |
9 | 71 | Pedro Aguiar | 00:33:08.049 |
10 | 10 | Adalberto Baptista | 00:33:09.128 |
11 | 177 | Marcel Coletta | 00:33:16.461 |
12 | 19 | Tom Filho | 00:33:16.579 |
13 | 54 | Carlos Renaux | 00:33:40.131 |
14 | 73 | Enzo Elias | 00:33:49.232 |
15 | 77 | Murilo Coletta | 00:33:50.975 |
16 | 145 | Matheus Iorio | 00:33:51.291 |
17 | 5 | Sylvio de Barros | 00:34:05.945 |
18 | 1 | Urubatan Junior | 00:34:10.017 |
19 | 121 | Felipe Baptista | 00:34:10.279 |
20 | 87 | Nelson Monteiro | 00:34:16.723 |
21 | 0 | Marcelo Tomasoni | 00:32:39.789 |
22 | 50 | Ramon Alcaraz | 00:32:41.055 |
23 | 17 | Fran Lara | 00:32:47.057 |
24 | 14 | André Gaidzinski | 00:32:53.502 |
25 | 144 | Alessandro Marchini | 00:33:05.810 |
26 | 83 | Marco Billi | 00:33:10.617 |
27 | 26 | Cesar Urnhani | 00:33:12.072 |
28 | 85 | Eduardo Menossi | 00:33:24.408 |
29 | 77 | Chico Horta | 00:33:28.131 |
30 | 199 | Nelsinho Marc | 00:33:30.717 |
31 | 277 | Matheus Coletta | 00:33:31.524 |
32 | 45 | Paulo Totaro | 00:33:38.498 |
33 | 555 | Ayman Darwich | 00:33:42.809 |
34 | 71 | SangHo Kim | 00:33:56.945 |
35 | 15 | Leonardo Sanchez | 00:32:56.164 |
36 | 33 | Dominique Teysseyre | 00:13:20.203 |
DQ | 80 | Rouman Ziemkiewicz | 00:33:58.824 |
Categorias:
- Marçal Müller 32min32s671
- Werner Neugebauer +0.674
- Vitor Baptista +3.884
- Miguel Paludo +6.741
- Ricardo Baptista +17.350
- Eloi Khouri +17.632
- Rodrigo Mello * +28.303
- Maurizio Billi * +28.641
- Pedro Aguiar +30.378
- Adalberto Baptista * +31.457
- Marcel Coletta +38.790
- Tom Filho * +38.908
- Carlos Renaux * +1min02s460
- Sylvio de Barros * +1min28s274
- Dominique Teysseyre* +12 voltas
Desclassificado: Rouman Ziemkiewicz
Legenda: * GT3
Carrera Cup 3.8 e GT3 3.8:
- Enzo Elias 33min49s232
- Murilo Coletta +1.743
- Matheus Iorio +2.059
- Urubatan Junior * +20.785
- Felipe Baptista +21.047
- Nelson Monteiro * +27.491
- Marcelo Tomasoni +1 volta
- Ramon Alcaraz* +1 volta
- Fran Lara * +1 volta
- André Gaidzinski * +1 volta
- Alessandro Marchini* +1 volta
- Marco Billi* +1 volta
- Cesar Urnhani * +1 volta
- Eduardo Menossi* +1 volta
- Chico Horta* +1 volta
- Nelsinho Marc* +1 volta
- Matheus Coletta* +1 volta
- Paulo Totaro * +1 volta
- Ayman Darwich* +1 volta
- SangHo Kim* +1 volta
- Leonardo Sanchez* +2 voltas
Legenda: * GT3
httpss://youtu.be/j_hMdWWppEg
A volta de Cesar Urnhani para as competições e com estilo já na Porsche Império Carrera Cup, disputando a Cup 3.8.
httpss://youtu.be/-wntWibra2c
Prova 2
Marçal Müller sorteou o número 6 após o pódio da primeira prova, colocando Eloi Khouri na pole da segunda. Na 3.8, Enzo Elias sorteou o 8, levando Ramon Alcaraz para a posição de honra.
httpss://youtu.be/DV5qNvg-f1U
Vitor Baptista saltou de quarto para a liderança atacando por fora em uma formidável manobra de largada. Ricardo Baptista veio a seguir, com Werner Neugebauer em terceiro, Eloi em quarto e Paludo em quinto. Na 3.8 Alcaraz sustentou a liderança inicialmente, mas Felipe Baptista (que a exemplo do irmão mais velho também havia largado em quarto) foi quem cruzou a linha de chegada em primeiro na volta inaugural. Matheus Iorio era segundo.
httpss://youtu.be/j3YEDftE1PI
Eloi embutiu na traseira de Baptista, mas Paludo foi quem leu melhor a situação, passando Werner e Eloi na manobra.
Já na 3.8, Felipe Baptista e Matheus Iorio vinham duelando pela liderança, com alguma vantagem já sobre Enzo Elias.
Passados dez minutos de prova, Vitor tinha aberto uma reta do segundo colocado Ricardo Baptista. Mas entre ele, Paludo, Eloi e Marçal não havia diferença.
Até que o safety-car precisou ser acionado na sétima volta, para desobstruir a área de escape no fim da reta dos boxes, onde houve um acidente com quatro carros – e outros rodando para evitar contato. Siga abaixo a sequência a partir das lentes fotógrafo Felipe Augusto:
httpss://youtu.be/UjQFBWv8gs0
Naquela altura da prova, Iorio aparecia à frente de Felipe Baptista e num respeitável oitavo lugar no geral com o carro da 3.8. Enzo Elias era terceiro na classe, à frente de Fran Lara e Nelson Monteiro.
Os líderes na divisão GT3 eram Tom Filho, em sétimo no geral com o carro da 4.0, e Fran Lara, em 12º no geral e quarto entre os carros da geração “991-1”.
A 10 minutos da volta final Vitor Baptista foi esperto na relargada e deixou para Ricardo Baptista a tarefa de se defender do assédio de Paludo e de Eloi. Na 3.8 Iorio sustentou a ponta, favorecido também por uma escapada de Felipe Baptista, que retornou à pista na curva do Sol sem perder a segunda posição.
Na 11ª volta, Eloi surpreendeu Paludo por dentro no bico de pato e assumiu a terceira posição. Em incidente entre carros de motorização diferente, o líder da 3.8 Matheus Iorio sofreu contato do 4.0 de Sylvio de Barros. Felipe Baptista agradeceu, assumindo a liderança.
E novamente o safety-car foi acionado para resgate de dois carros rodados na segunda perna do S do Senna.
httpss://youtu.be/qEYy3qUDwrw
A corrida relargou para a última volta. Vitor de novo saltou bem na frente para ganhar a prova. Ricardo Baptista perdeu posições para Eloi e Paludo e cruzou em quarto, à frente de Marçal. Em sétimo, Tom Filho ganhou na divisão GT3.
Na 3.8 Felipe também levou até o final em primeiro, para festa da família e da Shell Racing. Aos 15 anos de idade, é o piloto mais jovem a ganhar corrida com os carros de corrida mais produzidos no planeta. Enzo Elias cruzou em segundo lugar. Nelson Monteiro foi terceiro e venceu na GT3, Paulo Totaro foi quarto e Ayman Darwich quinto. Destaque para Totaro e Darwich: ambos avançaram nada menos que 21 posições em relação ao ponto em que largaram na prova.
Resultado Geral, corrida 2:
POS | Nº | PILOTO | TEMPO |
---|---|---|---|
1 | 120 | Vitor Baptista | 00:31:41.974 |
2 | 21 | Eloi Khouri | 00:31:44.205 |
3 | 7 | Miguel Paludo | 00:31:44.822 |
4 | 27 | Ricardo Baptista | 00:31:45.492 |
5 | 544 | Marçal Müller | 00:31:45.882 |
6 | 71 | Pedro Aguiar | 00:31:46.492 |
7 | 19 | Tom Filho | 00:31:47.007 |
8 | 80 | Rouman Ziemkiewicz | 00:31:47.601 |
9 | 121 | Felipe Baptista | 00:31:51.881 |
10 | 73 | Enzo Elias | 00:31:52.088 |
11 | 33 | Dominique Teysseyre | 00:31:52.261 |
12 | 87 | Nelson Monteiro | 00:31:55.467 |
13 | 45 | Paulo Totaro | 00:31:56.462 |
14 | 555 | Ayman Darwich | 00:31:56.576 |
15 | 1 | Urubatan Junior | 00:31:56.981 |
16 | 0 | Marcelo Tomasoni | 00:31:57.805 |
17 | 50 | Ramon Alcaraz | 00:31:58.233 |
18 | 83 | Marco Billi | 00:31:58.426 |
19 | 85 | Eduardo Menossi | 00:32:01.772 |
20 | 199 | Nelsinho Marc | 00:32:02.223 |
21 | 71 | SangHo Kim | 00:32:04.872 |
22 | 15 | Leonardo Sanchez | 00:32:22.987 |
23 | 17 | Fran Lara | 00:30:59.371 |
24 | 144 | Alessandro Marchini | 00:27:50.946 |
25 | 145 | Matheus Iorio | 00:21:31.985 |
26 | 77 | Chico Horta | 00:21:43.062 |
27 | 26 | Cesar Urnhani | 00:21:44.238 |
28 | 10 | Adalberto Baptista | 00:10:00.287 |
29 | 34 | Maurizio Billi | 00:10:00.564 |
30 | 53 | Rodrigo Mello | 00:10:00.837 |
31 | 54 | Carlos Renaux | 00:10:01.426 |
32 | 177 | Marcel Coletta | 00:08:41.091 |
33 | 8 | Werner Neugebauer | 00:04:55.661 |
34 | 77 | Murilo Coletta | 00:06:02.388 |
35 | 14 | André Gaidzinski | 00:00:02.815 |
36 | 277 | Matheus Coletta | 00:00:03.773 |
DQ | 5 | Sylvio de Barros | 00:31:58.887 |
Categorias:
Carrera Cup 4.0 e GT# 4.0:
- Vitor Baptista 31min41s974
- Eloi Khouri +2.231
- Miguel Paludo +2.848
- Ricardo Baptista +3.518
- Marçal Müller +3.908
- Pedro Aguiar +4.518
- Tom Filho * +5.003
- Rouman Ziemkiewicz *+5.627
- Dominique Teysseyre* +10.287
- Sylvio de Barros * +16.913
- Adalberto Baptista * +10 voltas
- Maurizio Billi * +10 voltas
- Rodrigo Mello * +10 voltas
- Carlos Renaux * +10 voltas
- Marcel Coletta +11 voltas
- Werner Neugebauer +13 voltas
Legenda: * GT3
Carrera Cup 3.8 e GT3 3.8:
- Felipe Baptista 31min51s881
- Enzo Elias +0.207
- Nelson Monteiro * +3.586
- Paulo Totaro * +4.581
- Ayman Darwich* +4.695
- Urubatan Junior * +5.100
- Marcelo Tomasoni +5.924
- Ramon Alcaraz* +6.352
- Marco Billi* +6.545
- Eduardo Menossi* +9.891
- Nelsinho Marc* +10.342
- SangHo Kim* +12.991
- Leonardo Sanchez* +31.106
- Fran Lara * +1 volta
- Alessandro Marchini* +2 voltas
- Matheus Iorio +5 voltas
- Chico Horta* +5 voltas
- Cesar Urnhani * +5 voltas
- Murilo Coletta +13 voltas
- André Gaidzinski * +16 voltas
- Matheus Coletta* +16 voltas
Legenda: * GT3
Como ficou os campeonatos após a Etapa 1:
Carrera Cup 4.0
- Vitor Baptista 38 pontos
- Marçal Müller 34
- Miguel Paludo 32
- Eloi Khouri 30
- Ricardo Baptista 28
- Werner Neugebauer 20
- Pedro Aguiar 18
- Tom Filho 14
- Rodrigo Mello 10
- Sylvio de Barros 9
Maurizio Billi 9
- Rouman Ziemkiewicz 8
- Adalberto Baptista 7
Dominique Teyseeyre 7
- Marcel Coletta 6
- Carlos Renaux 4
GT3 Cup 4.0
- Tom Filho 17 pontos
- Rodrigo Mello 12
- Sylvio de Barros 10
Maurizio Billi 10
- Adalberto Baptista 8
Rouman Ziemkiewicz 8
- Dominique Teysseyre 6
Carlos Renaux 6
Carrera Cup 3.8
- Enzo Elias 40 pontos
- Felipe Baptista 34
- Nelson Monteiro 28
- Urubatan Junior 26
- Murilo Coletta 20
- Marcelo Tomasoni 19
- Matheus Iorio 18
- Ramon Alcaraz 17
- Paulo Totaro 14
- Marco Billi 12
Ayman Darwich 12
- Fran Lara 10
- Eduardo Menossi 9
- André Gaidzinski 7
Alessandro Marchini 7
- Nelsinho Marc 5
- Cesar Urnhani 4
SangHo Kim 4
- Leonardo Sanchez 3
- Chico Horta 2
- Matheus Coletta 0
GT3 Cup 3.8
- Nelson Monteiro 20
- Urubatan Junior 17
- Ramon Alcaraz 12
- Paulo Totaro 8
- Fran Lara 7
Marco Billi 7
- André Gaidzinski 6
Ayman Darwich 6
- Alessandro Marchini 5
- Cesar Urnhani 3
- Eduardo Menossi 2
- Nelsinho Marc 1
- SangHo Kim 0
Leonardo Sanchez 0
Chico Horta 0
Matheus Coletta 0
Evento Porsche Talk/Porsche Cup
Com a parceria iniciada ano passado, os integrantes do maior clube de Porsche das Américas – Porsche Talk Brasil – leva para a pista em duas baterias os integrantes com seus Porsche para acelerar no habitat da marca, acelerar e velocidade pura em pista segura e evento suporte da marca. E antes um briefing com o diretor da prova, indispensável para quem quer levar seu bólido para acelerar na pista de Interlagos.
A organização da Porsche Cup alinhada com o Staff do Clube, fazem o evento ser único em organização e proporciona um paddock com alimentação e outras atividades para a família e seus pequenos. Alimentação, games e simuladores são algumas das atrações e os papos correm soltos sendo um encontro de fans da marca.
httpss://youtu.be/2gqxNi2gKZU
Saída para a pista da Bateria 1 do Porsche Talk:
httpss://youtu.be/10L1PG852ME
Calendário #2019 da Porsche Império Carrera Cup:
[reprodução]