LE MANS, EM QUATRO TEMPOS #1

As provas de resistência é um assunto para especialistas. Como Nigel Mansell na edição de 2010 (correu com os filhos Leo e Greg, mas abandonou a prova), muitos campeões mundiais da Fórmula 1 já tentaram a sua sorte nas 24 Horas de Le Mans. Apenas quatro ganharam.

Vamos falar de Mike Hawthorn, 1929/1959, piloto britânico que morreu três meses depois da aposentadoria, em 22 de janeiro de 1959, num acidente automobilístico. Foi campeão Mundial de F1 em 1958…
Mike Hawthorn_Le Mans #1955
Em Le Mans, antes da prova…

…e ganhou em Le Mans, em 1955, mas para isso, teve 5 tentativas e 3 abandonos.
Sua vitória, certamente não é o que podemos dizer “cheia”, isto é da bandeirada de largada até a finalização das voltas programadas. Contratado pela Jaguar no início em 1955, pelo seu sucesso nas 12 Horas de Sebring, que lhe garantiu o acesso na equipe, veio como uma grande promessa britânica, formando o conjunto piloto e carro do país.
Jaguar D-type_Mercedes 300S #Le mans 1955
Mike Hawthorn/Ivor Bueb (Jaguar D-type), liderando Juan Manuel Fangio/Stirling Moss (Mercedes-Benz 300S), e Jacques Pollet/Nano da Silva Ramos (Gordini T20S), que abandonou antes do acidente fatal da prova. (World Copyright: LAT Photographic Ref: Autocar publicada em 30/12/1955)

Coadjuvante na terrível tragédia, que provocou a morte de vários espectadores, nas arquibancadas na reta dos boxes, teve na retirada voluntária da Mercedes, de seus pilotos que estavam pontuando a prova, Stirling Moss e Juan Manuel Fangio (abaixo, ouvindo o “Don” Alfred Neubauer sobre a decisão de retirada da prova)…
Le Mans_Fangio e Alfred Neubauer #1955
… em respeito aos envolvidos no acidente, e com isso nós nunca saberemos se ele e Ivor Bueb, teriam superado seus adversários da Mercedes na pista.

Mike Hawthorn Ferrari 246 F1 #1958
Três anos depois, com uma Ferrari 246 (acima), ele se tornou o primeiro campeão mundial britânico na F1.
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights