HISTÓRICO – JIM CLARK – 50 ANOS DEPOIS

O escocês Jim Clark, que morreu há 50 anos hoje (7 de abril) é um dos maiores pilotos de todos os tempos. Esse é seu mês!
Um piloto de longa data da Lotus, Jim Clark conquistou o título do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1963 e em 65, e conquistou 25 vitórias e 32 pódios em apenas 73 largadas.

Jim Clark também era conhecido por sua versatilidade: venceu o British Touring Car Championship em 1964 e a Indianapolis 500 em 1965, terminou em terceiro nas 24 Horas de Le Mans em 1960 e também participou do RAC e até da NASCAR.

1958: Clark conhece Colin Chapman
Clark começou a competir em 1956 em eventos de rali e subidas nas fronteiras escocesas, mas em 1958 estava competindo em muitas provas pelo país.

No Boxing Day, em 1958, competiu contra o fundador da Lotus, Colin Chapman (com Clark na foto acima) em uma corrida de GT em Brands Hatch. O impressionante ritmo de Clark impressionou Chapman e, em 1959, o Scotsman era um piloto da Lotus.

1960: Grand Prix debut!
Com o apoio de Chapman, Clark rapidamente subiu a escada do automobilismo, e em 1960 fez sua estréia no Campeonato Mundial de Fórmula 1 no GP da Holanda em Zandvoort. Pilotando um Lotus 18-Climax, Clark se classificou em 11º, retirando-se na 42ª volta com uma falha mecânica.
1962: Primeira vitória no campeonato

A primeira vitória de Clark no Campeonato do Mundo aconteceu no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Dirigindo um Lotus-Climax, Clark bateu o amigo de longa data e rival Graham Hill por 44,1 segundos. Clark ganharia mais duas corridas naquele ano, terminando em segundo atrás de Hill na classificação do campeonato.

1963: Sucesso em casa no ano do título

Clark e Lotus dominaram em 1963, com o escocês vencendo sete das 10 corridas para conquistar uma pontuação máxima no campeonato (uma vez que as pontuações perdidas foram contabilizadas). Sua quarta vitória da temporada aconteceu no Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone.

1964: Tin-top títulos bem

Clark não apenas competiu na Fórmula 1. Ele também ganhou o Campeonato Britânico de Carros de Turismo de 1964 com uma Lotus-Cortina. Na foto #70 (à direita) em Snetterton.

1965: Clark e Chapman

Clark com seu chefe de equipe e mentor, o fundador da Lotus, Colin Chapman, uma parceria perfeita!!

1965: Vencendo em Indianápolis

O Indianapolis 500 tem sido o evento mais importante de monopostos nos Estados Unidos, e durante décadas foi dominado por pilotos e equipes locais. Clark e Lotus mudaram tudo isso e provocaram uma revolução no processo.

Os monopostos americanos ainda eram em grande parte máquinas com motor dianteiro, mas quando Clark dirigiu um Lotus-Ford com motor traseiro nas 500 milhas de Indianápolis em 1963, seu ritmo demonstrou o potencial de mudar o motor para trás. Ele retornou em 1964 e terminou em segundo, antes de finalmente conquistar a vitória com uma exibição dominante em 1965.

Clark, que pulou o Grande Prêmio de Mônaco para correr no Brickyard, apelido do Indianapolis Motor Speedway, se tornou o primeiro não-americano a vencer na Indy desde o italiano-britânico Dario Resta em 1916.

1966: De lado nos saloons

O tocada de Clark era lendária – demonstrado aqui por esta derrapada maravilhosamente controlada em uma Lotus-Cortina durante uma corrida de carros em Snetterton.

1966: No Rally RAC

Clark não competiu apenas nos circuitos: em 1966, pilotou uma Lotus-Cortina apoiada pela Ford no Rally RAC. Co-pilotado por Brian Melia, e com treinamento do rally grande Roger Clark (sem parentesco), Clark venceu várias etapas e mostrou ritmo forte, mas foi forçado a se aposentar depois de capotar no final do evento.

1968: Sua vitória final em Grande Prémio

A 25ª e última vitória do tricampeonato mundial de Clark aconteceu no Grande Prêmio da África do Sul de 1962, realizado em Kyalami no dia 1º de janeiro.

O escocês começou a corrida na pole position, com seu companheiro de equipe na Lotus-Ford Graham Hill e Jackie Stewart juntando-se a ele na fila da frente de três carros. Stewart rapidamente assumiu a liderança no início, mas Clark rapidamente se colocou a frente e terminou em primeiro com seu companheiro Hill em segundo.

A corrida também foi a final do campeonato mundial de Clark antes de sua morte em Hockenheim em abril daquele ano.

Os números de Jim Clark:
TemporadaEquipeChassisMotor1234567891011PontosClassificação
1968Team LotusLotus 49Ford Cosworth V8AFS
          911º
1967Team LotusLotus 43BRM H16AFS
Ret
          41
 Lotus 33Climax V8         
 Lotus 49 Ford Cosworth V8HOL
BEL
FRA
Ret
GBR
ALE
Ret
CAN
Ret
ITA
EUA
MEX
1966Team LotusLotus 33Climax V8MON
Ret
BEL
Ret
FRA
DNS
GBR
HOL
ALE
Ret
     16
 Lotus 43BRM H16     ITA
Ret
EUA
MEX
Ret
  
1965Team LotusLotus 33Climax V8AFS
 BEL
 GBR
HOL
ALE
ITA
10º
EUA
Ret
MEX
Ret
 54
  Lotus 25 FRA
       
1964Team LotusLotus 25Climax V8MON
HOL
BEL
FRA
Ret
GBR
  ITA
Ret
   32
  Lotus 33   ALE
Ret
AUT
Ret
 EUA
MEX
 
1963Team LotusLotus 25Climax V8MON
BEL
HOL
FRA
GBR
ALE
ITA
EUA
MEX
AFS
 541
(73)
1962Team LotusLotus 25Climax V8HOL
MON
Ret
BEL
FRA
Ret
GBR
ALE
ITA
Ret
EUA
AFS
Ret
  30
1961Team LotusLotus 21Climax L4MON
10º
HOL
BEL
12º
FRA
GBR
Ret
ALE
ITA
Ret
EUA
   11
1960Team LotusLotus 18Climax L4   HOL
Ret
BEL
FRA
GBR
16º
POR
 EUA
16º
 810º

↑1 Nos descartes

As vitórias na Fórmula 1:
  • Grande Prêmio da Bélgica de 1962 (Spa-Francorchamps)
  • Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1962 (Aintree)
  • Grande Prêmio dos EUA de 1962 (Watkins Glen)
  • Grande Prêmio da Bélgica de 1963 (Spa-Francorchamps)
  • Grande Prêmio dos Países Baixos de 1963 (Zandvoort)
  • Grande Prêmio da França de 1963 (Reims)
  • Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1963 (Aintree)
  • Grande Prêmio da Itália de 1963 (Monza)
  • Grande Prêmio do México de 1963 (Autódromo Hermanos Rodríguez)
  • Grande Prêmio da África do Sul de 1963 (East London)
  • Grande Prêmio dos Países Baixos de 1964 (Zandvoort)
  • Grande Prêmio da Bélgica de 1964 (Spa-Francorchamps)
  • Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1964 (Brands Hatch)
  • Grande Prêmio da África do Sul de 1965 (East London)
  • Grande Prêmio da Bélgica de 1965 (Spa-Francorchamps)
  • Grande Prêmio da França de 1965 (Clermont-Ferrand)
  • Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1965 (Silverstone)
  • Grande Prêmio dos Países Baixos de 1965 (Zandvoort)
  • Grande Prêmio da Alemanha de 1965 (Nürburgring)
  • Grande Prêmio dos EUA de 1966 (Watkins Glen)
  • Grande Prêmio dos Países Baixos de 1967 (Zandvoort)
  • Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1967 (Silverstone)
  • Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1967 (Watkins Glen)
  • Grande Prêmio do México de 1967 (Autódromo Hermanos Rodríguez)
  • Grande Prêmio da África do Sul de 1968 (Kyalami)
Outros resultados:
24 Horas de Le Mans
AnoEquipeCo-pilotosCarroClasseVoltasPos.Class
Pos.
1959 Border Reivers Sir John WhitmoreLotus Elite Mk.14GT
1.5
25710º
1960 Border Reivers Roy SalvadoriAston Martin DBR1/300S
3.0
306
1961 Border Reivers Ron FlockhartAston Martin DBR1/300S
3.0
132DNFDNF
500 Milhas de Indianápolis
AnoNúmero do
carro
LargadaVelocidade da ClassificaçãoResultadoVoltas
completadas
Voltas
lideradas
Chassi
1963925149,750 milhas por hora (240 999 km/h)220028Lotus-Ford 29/3
196461158,828 milhas por hora (255 609 km/h)244714Lotus-Ford 34/3
1965822160,729 milhas por hora (258 668 km/h)1200190Lotus-Ford 38/1
1966192164,114 milhas por hora (264 116 km/h)220066Lotus-Ford 38/4
19673116163,213 milhas por hora (262 666 km/h)31350Lotus-Ford 38/7
Total682298 
12 Horas de Sebring
AnoEquipeVeículoCo-pilotoPosiçãoNota
1964Estados Unidos Robert Scott Jr.Ford Cortina LotusEstados Unidos Ray Parsons20º 

Reprodução/wikipedia/www.autocar.co.uk/consultas:

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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